Anuncie Aqui

Anuncie Aqui

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Manteiga ou margarina

Olá, meninas!!!
Vira e mexe, mudam as "regras" de médicos e nutricionistas sobre o 
que faz bem e o que faz mal. Pois bem... Sou do tempo em que manteiga
fazia mal à saúde e margarina é que deveria ser usada para evitar colesterol 
alto e outros problemas.
Pensando nisso, fui pesquisar na internet pra ver as últimas conclusões 
da ciência. E vejam o que descobri: as opiniões continuam divididas. Acreditem!


De acordo com nutricionistas, o corpo absorve mais rápido a manteiga e o excesso leva ao aumento do colesterol ruim. O ideal seria procurar uma margarina livre de gordura trans no supermercado.

Há quem prefira manteiga. Segundo a nutricionista Roberta Marquezini, a margarina é um produto obtido industrialmente a partir do acréscimo de hidrogênio ao óleo vegetal em um processo chamado de hidrogenação. Por conta disso, os óleos se solidificam, dando origem à gordura hidrogenada, base da margarina. 
Como a manteiga é obtida em um processo mais natural, seria a alternativa mais saudável. Segundo Roberta, ela é rica em vitaminas antioxidantes e pode ser obtida facilmente a partir da gordura do leite, mesmo que em processo artesanal.



Mas na hora das compras é bom ficar de olhos nas informações nutricionais da manteiga. Devemos dar preferência às manteigas orgânicas, obtidas do leite de animais que vivem soltos e são alimentados por pasto. Como nem sempre isso é possível, opte pelas versões sem sal.


O fato é que tanto a manteiga como a margarina estão presentes em diversas receitas, e inclusive, são usadas frequentemente para a fritura de alimentos. Mas nem elas nem o azeite de oliva devem ser usados para isso, pois saturam em contato com o calor.


O ideal é evitar o uso de fritura, principalmente quem está seguindo uma dieta de perda de peso. A gorduras saturadas causam danos às células e ao funcionamento dos órgãos, explica a nutricionista.
De qualquer jeito, a postura mais acertada é ficar de olho nas informações nutricionais do produto escolhido, seja margarina ou manteiga. E o vilão maior mesmo é o exagero.

Beijos e boa semana!!!
Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário! Adoramos receber seus comentários!!!! Vamos responde-las, com certeza! : )
Em caso de dúvidas, ou caso não consigam postar, mandem mensagem para biblioideias@biblioideias.com, se possível com um print da tela.